Banner

domingo, 17 de julho de 2011

16/076/2011 - sábado - 85o. dia








Dedico este Post ao Geraldo Inocêncio. Um entusiasta com a beleza de Morrinhos e apaixonado por orquídeas e flores ornamentais da cidade. Já o vi as 7 hs da manhã plantando flores em uma praça da cidade.

Pilotar com frio e chuva protegíveis é muito gostoso. Apesar do piso molhado e a velocidade de 100 kn/h imposta pelo fluxo de veículo, o dia foi muito agradável, exceto pela imigração do Canadá. Sou meio traumatizado com imigração e aduanas, por isso sofro por antecedência. A quantidade de perguntas do primeiro oficial, depois me mandam para uma área coberta, mais perguntas e por fim as perguntas próprias do balcão do computador.

A chuva deu uma trégua para entrarmos em Vancouver, mas o tempo ficou escuro e chuvisco intermitente. Chegar numa grande cidade durante o final de semana é bom e é ruim. A falta de agitação cotidiana composta por aglomeração de pessoas e carros tira a emoção de conhecer a cidade; a cidade perde a alma. O lado bom é que fica fácil circular. Em poucas horas a gente vê muita coisa. Foi assim com Vancouver.

Desde que entrei nos Estados Unidos tenho admirado o zelo e o cuidado que o americano tem com o jardim das suas casas. Mesmo em Tucson onde é deserto e a temperatura chega a 45o. os jardins são bonitos. Mas a minha entrada no Canadá me fascinou. Entrei na primeira cidade que apareceu. O objetivo era sacar dólar canadense, conseguir um mapa e comer. Valeu a Pena. A localidade se chama Marysviville e deve ser grande porque tem grandes lojas e tráfego intenso. As pessoas que moram aqui amam a vida, suas casas e sua cidade. Cada jardim é mais bonito que o outro. Vasos de flores são pendurados dos dois lados dos postes e as áreas vagas estão com a grama impecavelmente podadas.

Fico pilotando e pensando. Nós, os Morrinhenses, ficamos jogando a culpa no prefeito sobre os problemas da cidade e acomodamos quanto às nossas iniciativas próprias. Com isso deixamos de fazer muita coisa que poderia embelezar nossa cidade. Tá certo que aqui tem alguns fatores que ajudam: as casas não dispõem de muros, grades, cercas elétrica, vidros quebrados e arames farpados; também as plantas daqui são mais coloridas que as nossas: o verde é mais verde e as flores mais alegres. Mas nada impede que cada morrinhense adaptasse nossa realidade e com criatividade embelezasse nossa cidade. Precisamos que cada cidadão seja um Geraldo Inocêncio, ou seja, idealista e sonhador com a beleza da cidade.

Todos anos, próximo do natal, residências e comércios da cidade são iluminados com centenas de lampadazinhas distribuídas com muita criatividade nas paredes, árvores e muros dos imóveis e a cada ano vem aumentando a beleza e a quantidade de imóveis e lâmpadas. A maior parte dessas pessoas não teria esse esmero não fosse a campanha que a maioria das prefeituras fazem nessa época do ano premiando os destaques em cada categoria.

Morrinhos instituiu essa premiação de natal, copiando de outras cidades. Porque não inovamos e fazemos o mesmo concurso para a ornamentação vegetal (interrogação). Premiando o morador com o jardim mais bonito e também os moreadores de um quarteirão que melhor embelezarem seu pedaço de rua. Anualmente, no primeiro dia da primavera, faria-se o lançamento da campanha e o julgamento realizado junto com a iluminação natalina. Quando eu morrer, o que pode acontecer a qualquer momento, sugiro passarem o dia de lançamento da campanha para o dia 18 de setembro, meu aniversário.

Saimos de Vancouver por volta das das 18:30. No meu projeto de viagem tomaríamos a Rodovia CA-1 rumo ao Norte do Canadá. Mas encontrei um cidadão em Marysville, muito gente boa, que me fez a seguinte sugestão: se você estiver com pressa tome a CA-5, se não tiver muita pressa pegue a CA-5 e se não tiver pressa nenhuma vá pela CA-99. Foi essa que peguei e valeu a pena. Apenas os 40 km que andei até dormir compensou; já poderia voltar e pegar outra rodovia. A paisagem é muito linda. Pilotei ao longo de um lago, vendo o cume gelados das montanhas e um parque com grandes árvores ao lado. Paramos para acampar ao lado de um rio de águas límpidas e barulhentas; adormeci ouvindo o barulho do rio.

Um comentário:

  1. Abraços Sinomar. Recebi seu e-mail, li seu post e gostei muito da ideia. Que Deus continue te acompanhando!

    ResponderExcluir