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Projeto Alasca - 2011


PROJETO ALASCA – 2011

AVENTURA USHUAIA – ALASCA / 2ª ETAPA

1. Escopo

Este projeto tem a finalidade de viabilizar a segunda etapa da AVENTURA USHUAIA-ALASCA, que será uma grande viagem de motocicleta, sem carro de apoio, a ser realizada em uma moto, através das Américas do Sul, Central e do Norte, partindo de Morrinhos – GO com destino ao povoado de Prudhoe Bay, que fica às margens do Oceano Ártico (Alaska – USA), com um percurso estimando em 55.000 km, ida e volta, rompendo fronteiras através de 18 países, durante 180 dias, com previsão de partida em 24/04/2011. A ida será pela Bolívia, Peru, Equador, América Central e Oeste da América do Norte e a volta pelo Leste dos USA e Leste do México, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, entrando no Brasil por Roraima e chegando até Belém.
Com essa viagem o casal visitará todos os países continentais das Américas. A primeira etapa da Expedição Ushuaia-Alasca já foi realizada, quando, em 04/01/2009, partimos de Morrinhos com destino a cidade de Ushuaia, situada no extremo da América do Sul e percorremos 19.500 km, de ida e volta, durante 64 dias e 2.300 km de cascalho. Nessa aventura passamos pelo Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, país este, que percorremos de um extremo a outro, até a região do Deserto do Atacama.  Essa experiência foi registrada no blog HTTP://morrinhos2ushuaia.blogspot.com.

2. Experiência intermediária
        Com a viagem ao Ushuaia o motociclismo entrou no nosso sangue e a inquietude passou a ser constante.  Assim, em 28/09/2009, partimos rumo ao nordeste brasileiro quando rodamos 9.046 km em 40 dias e visitamos quase todas as comunidades litorâneas entre Salvador e São Luis do Maranhão, conforme blog: http://velhodoido-ne.blogspot.com. Essa viagem serviu como laboratório financeiro com vistas à viagem ao Alasca.

3. Motivações
        A primeira motivação é sair da zona de conforto propiciada pelo sedentarismo e evitar o endurecimento das articulações, artérias e mente, conforme ensinado pelo texto abaixo:
  “Depois de viver mais de dois terços da vida (pela expectativa das seguradoras) é hora de sair da rotina e estabelecer desafios para o corpo não minguar rapidamente. E não há maior desafio do que ousar sair da redoma de proteção urbana, abandonando a zona de conforto e assumir a liberdade de ir ver pessoalmente e pelos próprios meios como as coisas realmente são. Além disso, depois de viver mais da metade de uma vida convencional, é hora de experimentar algo insólito ou inusitado; como usufruir a sensação de liberdade de se desprender de tudo e pilotar uma moto através das Américas, como um antigo nômade em seu cavalo - despojado de excessos de regras, conforto e segurança - e vivenciar a aventura de interagir com pessoas de antigas culturas, transitar por lugares históricos ou de rara beleza e por fim; escrever um livro sobre as fantásticas experiências, que com certeza serão vivenciadas pelo caminho”. (Texto extraído do site www.phd-br.com).

A segunda será buscar, em cada país visitado, projetos ou instituições que atendam crianças e adolescentes carentes com vistas a implantá-los na minha cidade. Meu desejo é trabalhar enquanto o corpo permitir; seja remunerado ou não, e vislumbro no voluntariado a melhor ocupação para um sexagenário.  Penso que minha inquietude não acabará nunca. Então, quando cessar esse “formigamento” pelas estradas, penso em gastar minhas energias ajudando os menos favorecidos.
        A terceira motivação tem cunho maldoso: quero ser invejado pelos meus colegas motociclistas. Para meus companheiros ofereço o seguinte texto:

Vício de viagem é uma doença grave, bastante semelhante ao do álcool e da toxicodependência. One of my readers complained that I am spreading viruses of  this disease through the Internet by means of  my Travel Notes.   As a person who is definitely affected by this disease,  I should say  that quiet suburban life is really dangerous for my health.  During  two  months passed after my last trip  I gained 12 pounds, became irritable, developed anxiety and some other ugly symptoms.  Fortunately I know proven remedy against all these ailments: TO TRAVEL. Um dos meus leitores se queixou de que estou espalhando vírus da doença através da Internet por meio das minhas notas de viagem. Como uma pessoa que está definitivamente afetado por esta doença, eu diria que a vida calma suburbana é realmente perigosa para minha saúde”. Do aventureiro Alex Mumzhiu.

4. A Viagem – Resumo do Roteiro
 
Legenda: Azul: trajeto de Ida; Vermelho: trajeto de volta
Roteiro  de ida: Bolívia (Passar pela estrada mais perigosa do mundo entre Coroico/La paz), Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Costa Oeste do México, Costa Oeste dos USA ( Las Vegas, San Francisco, Portland e Seattle), Oeste do Canadá ( Vancouver, Prince George, Whitehorse) e Alaska (passar pela décima terceira estrada mais perigosa do mundo Fairbanks/Prudhoe Bay).

Roteiro de volta: Alaska (Prudhoe Bay,  Fairbanks), Canadá (Whitehorse, Winnipeg, Montreal, Toronto e Niágara Falls), Costa Leste dos USA (New York, Washington, Miami, New Orleans, Houston),  Costa Leste do México, Belize, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Pará, Goiânia e Morrinhos.


5. Público Alvo

O Projeto Alasca, por se caracterizar pela simplicidade logística e mostrar a plena viabilidade de realização de uma atraente aventura, será percebido como um forte apelo junto ao público alvo, que sempre sonhou realizar algo para si mesmo, como “vivenciar uma experiência que o subtraia do lugar comum e o extrapole para além da zona de conforto, que vem transformando o homem em um ser cada vez mais fraco, superficial, dependente e acomodado”.
Esse público integrado por homens com mais de 40 anos de idade, que detêm 77% do patrimônio privado do país e é responsável por 50% da totalidade dos gastos com cartões de crédito etc (Fonte: Manhathan Conection – Canal GNT). Além disso, ele é o principal comprador das motocicletas de grandes cilindradas, cujas vendas vêm crescendo, exponencialmente, nas principais cidades do Brasil.
Como a grande maioria dessas motos é adquirida com a finalidade de se praticar o mototurismo (viagem de moto), que demanda, além da própria motocicleta, um imenso espectro de serviços - seguros, cartão de crédito, empréstimo, financiamentos, turismo, hospedagem, vestuário ect -, vincular-se a Expedição Alasca é participar de um excelente nicho de oportunidades de negócios, que há muito tempo já é explorado, intensamente, na Europa, Estados Unidos e Canadá.

6. Patrocínio (Plano de Viabilidade Financeira)

6.1. Retorno do Patrocínio
A princípio, o patrocínio – serviço, material ou financeiro - a ser disponibilizado ao Projeto poderá ser compensado através de:

a. O Espaço Físico (jaqueta, capacete e carenagem da moto);
b. Inclusão de um Link, da expedição, no site do próprio Patrocinador, onde o visitante terá acesso ao Diário de Bordo, fotos, filmagem e comentários (tipo reality show) durante todo o período da viagem;

c. A Visibilidade da Marca no nosso site, nas Reportagens e Entrevista nos principais veículos de comunicação, que ocorrerão naturalmente ou serão agendadas pelo patrocinador;
d. Citação do produto ou do benefício no “diário de bordo”.

6.2. Publicidade

As informações constantes do Projeto Alasca também visam possibilitar a avaliação do Setor de Marketing dessa empresa, quanto ao melhor aproveitamento do material a ser produzido pela Expedição para outras idéias e possibilidades, tendo em vista que durante o trajeto, atravessando as fronteiras que separam as Américas, poderão ser registradas informações - textos, fotografias e filmagens - sobre as pessoas locais (rol de perguntas a ser definido), observações sobre a cultura, o clima, o meio ambiente, as paisagens incomuns etc, que poderão constituir material disponível para:
a.   Campanha Publicitária;
b.   Filme Documentário;
c.   Exposição Fotográfica;
d.   Palestras Motivacionais;
e.   Especial para Televisão;
f.    Reportagens para Revista e Jornal etc

6.3. Nichos de Mercado (Potenciais Patrocinadores)

a.   Seguros;
b.   Bancos;
c.   Cartão de Crédito;
d.   Televisão (Produtores);
e.   Motocicleta (Vestuário, Equipamentos, Serviços e Insumos);
f.    Combustíveis, Óleos e Lubrificantes;
g.   Comunicação (Telefonia, walk-talk, rádio etc);
h.   Vestuário (Impacto, Vento, Chuva e Frio);
i.     Seguro Saúde (Medicamentos, Seguro Total etc);
j.    Hospedagem (Hotéis, Pousadas, Albergues, Camping etc);
k.   Equipamentos (Fotografia, Filmagem, Arquivo, Internet etc);
l.     Prefeitura Municipal (Palestras motivacionais para estudantes da rede pública e apoio em projetos municipais)

7 – Custo previsto da viagem

Despesas Previstas em R$
Gasto com Gasolina
 R$ 10.266,67
Gasto com Alimentação
 R$   9.000,00
Gasto com Hospedagem
 R$   9.000,00
Despesas Aduaneiras Ida
 R$   2.800,00
Despesas Aduaneiras Volta
 R$   1.400,00
Travessia Barco Colômbia/Panamá Ida
 R$   2.800,00
Travessia Barco Colômbia/Panamá Volta
 R$   2.800,00
Troca de Pneus
 R$   1.800,00
Troca de Óleo/Filtro
 R$      800,00
Manutenção Moto
 R$   2.000,00
Roupas, Remédios e Protetor solar
 R$   1.400,00
Visita a parques e reservas
 R$   2.100,00
Pedágios
 R$      900,00
Balsas e Outras despesas
 R$   1.500,00
Total
 R$ 48.566,67
Média de Gasto por dia
 R$       269,81


Sinomar Godois Tavares
56 anos de idade
e-mail: sinomarg@gmail.com