Banner

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

08/12/2011 - quinta-feira - 230o. dia - Darien Gap









Darien é o nome da Floresta que separa Panamá da Colômbia. Onde não há estrada.

Apesar de não dormir nada, ainda acordei as 4 horas da manhã. Fui para junto do capitão e ficamos a conversar. Ele tocava o barco bem devagarinho porque precisava aproximar das ilhas San Blaz durante o dia, tendo em vista que a região é muito perigosa. Nisso foi chegando um passageiro após o outro, com a cara de ressaca peculiar dos que passam a noite na cachaça.

Após o café da manhã servido no barco, muito bom, por sinal, fomos explorar a ilha mais próxima do barco. Um local paradisíaco, que nem as fotos mostram a real beleza do local.

Depois de uma pequena pausa após o almoço, a Edivania e eu, mas o Uruguaio e dois holandeses, pegamos o bote a remo e nos propusemos chegar num navio encalhado que estava bem distante de nós. Olhando do nosso barco o outro parecia perto. Mas a medida que fomos remando fomos constatando a real distancia. Depois de um pedaço de mar bem fundo, vem uma grande extensão de corais bem rasos, que impossibilitava a passagem com todos embarcados. Porém o fundo do mar é como andar em cima de pedra tapiocanga; ora parece que tem vidros de tão pontiagudos. Entrávamos no bote e logo tínhamos que apear. Quando estava perto do barco encalhado, eis uma surpresa que não contávamos: as ondas eram muito altas e invadiram o botes, enchendo-os de água e jogando quase todos para fora. Eu caí com a filmadora e a máquina fotográfica na mão. Na tentativa de salvá-las perdi meu óculos de sol. A Edivânia que morre de medo de água estava desesperada. A sorte foi que as próprias ondas nos jogaram para o raso e pudemos esvaziar o bote. Todos os aventureiros teve algum tipode de corte no pé ou nas pernas. Passado o susto fomos rir da situação. Dava para chegar a pé no barco afundado, mas ninguém lembrou dessa possibilidade, todos queriam distância dali.

A noite foi muito agradável e fomos dormir as 20:30 deixando o pessoal a conversar.


Um comentário:

  1. Sinomar, parabéns pela viagem que voce esta fazendo , ela tem de tudo, é completa, Deus te acompanhe até Morrinhos......amanhã estarei indo rumo a USHUAIA.....16/12 (meu aniversário), vai uma forma bem diferente de passar o niver...muita estrada....ainda vou te conhecer lá em Morrinhos....forte abraço
    Jacob
    guaratingueta SP
    bussmann2010@gmail.com
    bussmann2012.blogspot.com (ushuaia2012 um sonho antigo)

    ResponderExcluir