Banner

domingo, 25 de dezembro de 2011

25/12/2011 - Domingo - 247o. dia - Santa Elena de Uiarén - Venezuela









Felizmente no posto que estava a frente tinha gasolina. Aproveitamos para encher, inclusive os tanques reservas, porque é sabido que nas divisas o exercito não deixa vender gasolina para pessoas não credenciadas previamente.

Nossa intenção era dormir em Boa Vista capital da Roraima no Brasil. Mas devido o Natal a Aduana estava fechada e tivemos que dormir em Santa Elena e esperar a segunda.

Amanhã saio da Venuzela que me surpreendeu. Imaginava um país pobre economicamente e intelectualmente devido ao que a imprensa do Brasil escreve e fala a respeito do seu presidente. Na minha concepção Hugo Chaves vai ficar no poder enquanto quiser. Parece que o País nem tem conhecimento do Presidente que tem. Pensava que era um pais de capitalismo fraco devido ao Socialismo pregado por Hugo Chaves, o que vi foi um capitalismo pujante.

Parece que o Hugo Chaves adota o mesmo programa que o Lula adotou no Brasil: distribui dinheiro para os pobres e esse dinheiro injetado na economia, movimenta e fomenta o capitalismo.

Segundo algumas informações, aqui também as famílias pobres recebem uma mesada do Governo, mas a gente não vê tantas pessoas desocupadas como na Bolívia, Peru e nordeste brasileiro.

Para mim foi ótimo! gasolina quase de graça, pedágio grátis e policiais honestos. Com frequência aparecem placas nas rodovias pedindo para denunciar policiais corruptos.

O preço dos hotéis de dos alimentos que achei um pouco caros, mas a população não está nem aí. Filas e mais filas nos Shopings, Mac Donalds e engarrafamento para não acabar mais.

Por isso, se precisar do meu voto, Hugo Chaves continua. Ele precisava modernizar o país. Aqui a burocracia é muito grande. Conforme já escrevi, qualquer movimentação financeira exige-se as digitais dos dois polegares.

Outros aspectos que achei deficitários foram a agricultura e o turismo. Acredito que com o dinheiro do petróleo ele poderia investir mais nessas duas áreas. Quase não se vê turismo estrangeiro e muitas áreas que poderiam ser irrigadas (eu acho) estão improdutivas. Mais para o lado de Roraima, antes de começar as reservas indígenas, tem uma extensa área dedicada à pastagem para gado de corte. Mas a terra do país, por onde eu passei é pobre para agricultura e montanhosa.


2 comentários:

  1. Já imaginava algo parecido sobre o governo do Hugo Chaves, pois não se vê manifestações populares contra ele. Já aqui no Brasil para se encher o tanque de um carro a gente acaba tendo que deixar de lado algumas outras coisas porque o dinheiro não sobra, uma vergonha para um país que é auto-suficiente!!! Abraços meu amigo e estamos te esperando, Luciano e Ana Paula (Solitário Moto Amigo)

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal e seja bem vindo Crazy oldman rider!!!!
    Parabéns pela expedição!!!
    Abração!!

    ResponderExcluir