Banner

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

12/12/2011 - Comentários para os motociclistas




Atenção motociclistas, sei que minha recomendação não vai adiantar nada, porque não adiantou para mim. Um motociclista brasileiro, quase implorou para eu não atravessar o Darien por barco. Ele me contou seu sofrimento e eu pensei: “ele não deu sorte, coitado!”.

Eu dei sorte, mas não repetiria a viagem. A Silvia que me atendeu em Porto Lindo foi muito correta; o capitão Israel é muito correto; um profissional exemplar. Apesar dele não ter uma preocupação com a satisfação do cliente. Seu maior orgulho é ser Capitão. Ele se sente muito bem sendo o chefe geral. Mas fora isso é excepcional.

Quem for viajar tome alguns cuidados em levar as coisas que gosta de comer e que não PRECISA DE FOGO. Porque a qualquer vento mais forte o capitão proíbe o fogo e muita coisa mais. Percebi que em outros barcos são os passageiros que cozinham, então mais uma razão para você ter uma sardinha ou atum na bagagem. O barco carrega pouco gelo e em dois dias acaba, daí para frente a cerveja que você levar só quente. O peixe não pode ser guardado e por isso só come se os índios forem vender, como na maior parte da viagem não há índio, a comida é macarrão um dia, arroz com cenoura em outro, pão de forma com queijo em outro, sopa em outro e sopa de lentilha em outro.

A sorte foi que trouxe muitas maças, barra de cereal, bolachas, batatas em sacos, sardinha e bacon em conserva. Entretanto, o estômago não aceita muita coisa dessas que levei mas foram melhores que o servido no barco.

Bom, feito as recomendações acima, e mesmo assim, o motociclista optar pela viagem procure a Silvia. Ela tem o barco dela, que foi esse que vim, e outros contatos. Por isso ela pode atender o viajante tanto em Porto Lindo, onde mora, como em Cartagena, pegando os barcos de volta.

O site dela é www.hostelwnderbar.com, o seu e-mail é hostel.wunderbar@yahoo.com,

Conheci um casal de brasileiros que atuam nesse mercado há seis anos mas eles não transportam motos. Seria mais para os muchileiros. Seu e-mail é federico_layolle@yahoo.com.br.

Portanto, para finalizar dou a seguinte sugestão aos motociclistas. Deixe a muito em Colon e pague um Cruzeiro de ida e volta até Cartagena, com cassino, discoteca, piscina, shows, para em ilhas e não BALANÇA. O preço dessa viagem é de U$ 500. No barco a gente fica roxo de tanta pancada. Para usar o banheiro um trabalho enorme. O comandante determinou que os homens mijariam no mar e só faria o número dois no banheiro para economizar água. Mas mesmo assim era muito difícil, tanto no mar como no minúsculo banheiro.

A passagem entre Colômbia e Panamá só de avião que pagamos U$ 900 pela moto e U$ 150 por pessoa (mas essa possibilidade de viajar com a moto só se estiver de sozinho ou de dois. Não carregam mais de dois passageiros). No barco se cobra U$ 450 para a moto e U$ 450 por passageiro. A viagem de avião gasta um dia de preparação e uma hora de viagem; de barco os preparativos podem chegar a 5 dias e mais 5 de viagem.

Se você quiser fazer um passeio de barco, até San Blaz pode contratar um só para ir até elas e voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário