Banner

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

05/12/2011 - Segunda-feira - 227o. dia - Travessia do Darien Gap

         Atenção, pessoal que me acompanha! Amanha será dia de embarcar a Celestina no navio.Na quarta-feira nos embarcamos. A viagem tem previsão de durar 5 dias e estarei em alto mar, por isso não terei internet e nem telefone. Somente lá pelo dia 11 ou 12/12 é que voltarei a dar notícia. Se eu chegar vivo. Porque tem ventado muito por essas bandas. Tem dia que o mar vem quase dentro da casa onde estamos.

       A cidade de Portobelo, está para o mochileiro, como uma cachoeira está para os peixes que desejam subir o rio. Chegam e param, para descansar e escolher uma forma de atravessar o Darien Gap, como é chamado o pedaço de terra entre o Panamá e a Colombia.

        O motociclista que chegar aqui recebe o apoio da população. A Pousada do Capitão Jack é a mais conhecida. Todos a informam em primeira mão. Ele arruma barco, oferece refeição, muita bebida e hospedagem. Mas não fomos muito felizes com ele. Parece que ele não foi com nossa cara. Não teve paciência para tentar entender nossa conversação e mandou outra pessoa nos interpretar. Depois deu um valor de barco acima do valor indicado por outros viajantes na internet. Quando alegamos que estava caro e perguntamos se não havia uma opção mais barata ele afastou sem nos dar atenção.
      Ele tem dormitório coletivo a U$ 11,00 e cobra pela internet por cada meia hora. E está sempre lotado. Mas existe outras opções na cidade.
      O Bar e Restaurante La Cueva de Morsan oferece internet grátis, oferece comida e tem quartos para alugar. É um ponto que aglomera marinheiros, bom para procurar barco.
       A casa onde estou pago U$ 10 por dia com direito a ar condicionado e internet. Ela fica em frente à Delegacia de Polícia de Portobelo; fácil de achar e segura. Como fiquei muitos dias já fui isento de aluguel e ainda ganho comida no prato. Sou de dentro de casa. Os proprietários da casa são Sr. Angelo e Edna. Melhor não tem. A desvantagem é que fica distante 4 km da cidade.
      Quem arrumou o barco para nós mora em Porto Lindo. Uma cidade que fica a 15 km de Portobelo. O nome dela é Silvia e tem uma pousada antes da cidade, do lado esquerdo. Até agora ela nos tem atendido muito bem, mas somente depois de atravessarmos é que podemos dar maiores referencias. Mas ela o contato de vários capitães e é fácil na conversação. O e-mail dela é: "Guido Dionisius" <hostel.wunderbar@yahoo.com>.
  

Um abraço a todos e obrigado pelo carinho.

4 comentários:

  1. Esteja com Deus, irmão e tomará que corra tudo bem. Estamos acompanhando aki seus passos. A sua disposição 62 9989 4101, rpzgyn@msn.com . Gyn Moto Clube - Goiânia - GO

    ResponderExcluir
  2. Grande Sinomar, por tudo que vocês já passaram até agora, não vai ser uma "brisa" que irá atrapalhar a viagem.
    Vá com Deus e curta mais este capitulo de sua viagem.
    Grande abraço, GEL

    ResponderExcluir
  3. Como Marinheiro:
    Bons mares, bons tempos, bons ares!!!

    Como motociclista:
    Boas estradas, bons ventos!

    ResponderExcluir
  4. Grande mestre Sinomar,
    a viagem de barco vai ser boa, tenha fé, voce irá poder meditar olhando a grandeza do oceano. A viagem não pára por ai, muitas estradas ainda o aguardam. A Celestina deve estar ansiosa por boas aceleradas, dê isso a ela e a você assim que possível.

    Abraço!!!
    Format

    ResponderExcluir