Banner

domingo, 16 de outubro de 2011

15/10/2011 - Sábado - 176o. dia - Ruinas Mayas de Tikal - Guatemala



Dedico este Post ao Ricardo Santa Rosa e a toda equipe da TV Morrinhos. Pessoal que tem divulgado minha viagem e torcido por mim através do Blog.

O objetivo da viagem de hoje era visitar uma, senão a maior, ruína Maya da história que fica no parque de Tikal.

Demos entrada no parque às 9:00 hs e saímos as 14 hs. As ruínas não me sensibilizaram como as dos Incas em Cusco no Peru, mas mesmo assim, são impressionantes. Sempre faço as mesmas perguntas: como uma estrutura daquela foi abandonada completamente. Se foi os conquistadores que dizimaram aquele povo, porque não deram utilidade para aquelas construções? Será que foi doença que extingui esse povo? Será que as instalações não foram reutilizadas por crenças em demônios?

Durante a visita ao parque de vez em quando caia uma chuvinha, mas não exigiu que usássemos as capas que levamos. Uma das escadas que subi e desci tinha 208 degraus. Estimo que eu tenha subido e descido uns 408 degraus e andado uns 4 km. Senti até um pequeno estiramento muscular na parte externa da coxa.

Porém, quando saímos do parque a chuva caiu forte. Cheguei à cidade de Santa Helena, que fica emendada com a cidade de Flores, com uma fome muito forte, tendo em vista que tinha me esforçado muito e comido pouco; um crossante com suco de laranja e um chocolate. Procuramos um grande supermercado e o mesmo não tinha as coisas que gostamos de comer. A sorte foi que havia uma Pizza Hut onde matei minha fome.

Quando fui abastecer para partir, resolvi procurar hotel porque a chuva era muito forte e, pela quantidade de nuvem que tinha mais cedo, ela não pararia tão cedo. Foi sorte, porque choveu forte a noite toda.

O hotel foi o pior que ficamos em toda viagem. A entrada é pomposa e bem arrumada, mas o quarto é minúsculo e o colchão cheio de caroço.

Mais uma vez advirto aos pobretões que resolverem sair pelo mundo. Para procurar hotel barato é mais fácil encontrar pouso nas residências na beira da estrada. Em busca de um entrei numa rua de pedra que judiou da Celestina e de mim. Flores é uma cidade histórica e as ruas que passam carro são estreitas e a maioria só passam gente.


4 comentários:

  1. Tava ficando preocupado sem noticias, mas valeu a pena pois as ruinas Mayas parecem ser maravilhosas. parabéns.
    GEL

    ResponderExcluir
  2. Matou a pau...
    belas fotos, belas histórias, tudo muito bom.
    A parada do cemitério louica demais... cidade mortuária..rsrsr
    Parabens meu caro,

    Abraço!!!
    Format
    Goiânia-GO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas belas imagens e pela grande aventura (sonho) que estás realizando. Estamos todos torcendo pelo sucesso de vocês dois!
    Forte Motoabraço !
    Roberto-Papito
    Bruxos da Noite - Joinville/SC

    ResponderExcluir
  4. SUA CORAGEM E CURIOSIDADE ESTIMULA ME CADA DIA
    A ARRISCAR COISAS NOVAS.

    ResponderExcluir