Banner

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

28/10/2011 - 189o. dia - Portobelo - Panamá - Parado - Defeito na moto

Hoje fomos até Porto Lindo negociar a alteração do dia da viagem. O mesmo barco que havíamos contratado tem outras saídas previstas para o dia 12 e 26/11. Acho muito difícil poder embarcar no dia 12. Mas, pelo que entendi, se formos nesse barco não perderemos o adiantamento.

Percorremos a pé os 4 km que separa nossa hospedagem da cidade de Portobelo e fomos para a saída rumo a Porto Lindo. Em vez de procurar ônibus ou taxi, começamos a pedir carona. Não demorou muito uma camioneta parou e embarcamos. O motorista não ia até o nosso destino, mas nos levou até lá. Ele simpatizou muito com a Edivânia perguntando se ela só cuidava de mim ou se era minha mulher também. Disse que não me entedia e preferia conversar com ela. Entre uma pergunta e outra convidou-nos para ir com ele até sua chácara, dizendo que era ao lado mar e muito bonita, tinha cano, etc. Recusamos o convite de hoje, mas deixamos em aberto outra oportunidade, quando ele poderia nos pegar na pousada.

Um dos motivos que não aceitamos o convite foi devido ao convite nos feito pela Edna, a mulher que cuida do Sr. Angelo, para que a Edivania a ajudasse a enrolar Tamalito, uma espécie de pamonha feita com milho seco, cozido e moido. A única diferença é com relação ao milho que no Brasil é verde, ainda mole. Aqui eles poem ervilha, frango, uva passa, cebola e extrato.

O serviço só foi começar lá pelas 16 horas. Enquanto a Edivania foi ajudar eu fiquei conversando com o Sr. Angelo. É difícil entendê-lo porque ele fala enrolado e ainda mistura inglês com espanhol. Mas com o tempo, fui familiarizando com a linguagem e o papo rolou legal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário