Banner

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

16/10/2010 - 177o. dia - Guatemala




Dedico este Post ao Rodney do Jornal a Folha. Ele que já foi meu companheiro de trabalho e usa seu jornal para valorizar e promover os encontros de motociclistas em Morrinhos.

Como já escrevi umas duas vezes anteriormente, as estradas desconhecidas são como a vida, oferecem surpresas boas e ruins. A de hoje foi muito boa. Saímos da cidade por volta das 14 hs quando a chuva deu uma trégua. Daí até a hora de dormir não choveu mais. A estrada também foi muito agradável. Poucos pontos com lombadas e bem sinalizadas e dentro do padrão. Muitas curvas e vegetação exuberante. De forma que eu nem queria que anoitece para aproveitar mais aquele agradável dia.

Só não foi melhor que no finalzinho da tarde a Edivânia irritou comigo. Aí o dia acabou. Ela sabe que não suporto irritabilidade e isso foi bastante conversado antes da viagem. Para um casal normal a irritabilidade é rotineira. Mas para mim uma vez em um mês é inadmissível. E a Edivânia tem mantido essa média de uma vez por mês. Da minha parte devo ter irritado com ela umas duas vezes, mas dentro de 5 minutos peço desculpas e passo a me viajar com mais intensidade.

. Tem algum tipo de irritabilidade até que relevo, tendo em vista que acontece até comigo. Trata-se daquela decorrente de situações críticas como fome ou excesso de calor ou cansa. Felizmente esse tipo de irritabilidade quase não acontece com ela. Ocorre mais comigo, mas eu fico bem atento para, ocorrendo-a, pelo menos não deixa-la se exteriorizar. A irritabilidade é igual ao alcoolismo: não tem cura. O alcoolatra nunca pode falar que está curado.

A irritabilidade que acaba com meu dia é aquela COVARDE. Coloquei em letra maíúsculas, porque ela nos atinge covardemente. A vítima está desarmada; na maioria das vezes alegres. E o algoz o ataca sem aviso; covardemente.

As nossas roupas são impermeáveis, porém antes da chuva temos que adotar alguns procedimentos como abotoá-las e no caso da Edivânia colocar uns sacos de supermercado nas botas, tendo em vista que ela não quis trocar as suas quando comprei as minhas impermeáveis.

Hoje apareceu uma chuva mansa que de longe pensei que não íríamos pegá-la. Então a estrada fazia uma curva para o lado da chuva a gente molhava um pouquinho; logo a estrada virava para o lado contrário e a gente ficava no seco. Porém chegou um momento que percebi que não dava mais, ou seja, estávamos molhando muito. Então parei. Quando me dirigi à minha parceira brincando que eu tinha errado na minha avaliação, recebi uma série de impropérios: que eu devia ter parado antes, etc, etc.

Esse ataque é mais doído, primeiro, como já disse, eu estava alegre. Depois porque já passamos tantas situações pior que essa e levamos de boa; alegres e sorridentes. Nos primeiros dias de viagem ainda no no Brasil, pegamos uma chuva de vento por volta das duas da madrugada que tivemos que ficar os dois de braços abertos dentro da barraca para que as varetas não quebrassem todas, assim mesmo duas quebraram. Outra vez tivemos que esvaziar toda a barraca de madrugada por causa de uma barata que não conseguíamos matar e nem tirá-la da barraca. Sem contar as estradas de barro que sofremos muito.

Então peço aos leitores que quando for viajarem combinem sobre a irritabilidade. Na Disney, tive a oportunidade de ver a briga de um casal brasileiro. Cisa ridícula. Tudo por causa da irritabilidade. Pessoas pagam passagens de avião, compram entradas caras e põem tudo a perder por causa dela: a irritabilidade.

Hoje devido à demora na atualização do Blog, com fotos das ruínas,andamos somente 150 km.

2 comentários:

  1. Amigo Sinomar,
    esse lance da Irritabilidade foi uma das citações que mais estive atento e aprendi ao longo da sua viagem. Concordo em boa parte de suas colocações. A vida toda luto contra isso, pois sou um pouco temperamental as vezes, porem odeio a irritabilidade e acho que a tenho vencido a cada dia.
    Abraço a você e esposa.

    Format
    Goiânia-GO

    ResponderExcluir
  2. Sinomar, sua viagem é um alerta maravilhoso aos que acreditam que a vida deve ser previsível. Suas aventuras inspiram-me e espero poder um dia motocar por todas as américas.
    Espero estar em Morrinhos quando voce chegar.

    AIRTON VIEIRA DA SILVA - CAP PMGO
    BODE DO ASFALTO FACÇÃO SUDOESTE GOIANO

    ResponderExcluir