Banner

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

28/09/2011 - Quarta-feira - 159o. dia










Dedico este Post ao Juninho "Goiás". Desportista e autor de causos e anedotas na página de Humor do Jornal do Peninha. Pessoa muito alegre e bem relacionada.

Hoje pela primeira vez, em 156 dias me ocorreu pressa em voltar para casa. Num dado momento um perverso pensamento dominou minha mente, fazendo a coordenação motora dos braços a evitar a entrada numa cidade mediante a seguinte mensagem: “Vamos chegar mais rápido em casa! Vou deixar um pouco dessas cidades sem visitar!”. Sobre deixar de entrar em alguma cidade já me ocorreu, mas por preguiça, calor ou compromisso mais para frente. Agora por motivação “voltar para casa” foi a primeira vez.

Esse horrível pensamento deve ter surgido em razão das diversas perguntas, pedidos ou determinação dos amigos. Uns quer fazer festa na minha chegada, outros querem me conhecer pessoalmente; teve um que pediu para eu chegar antes do seu filho nascer. Pode? Se pelo menos fosse o padrinho!

Minha mãe tinha uma frase padrão para nos alertar toda vez que desprezávamos as pessoas, ou não dava a atenção que ela gostaria que déssemos aos seus amigos, que era a seguinte: “filho quando deitar na cama para dormir pense: se eu morresse hoje quantas pessoas iriam no meu velório?” Eu detestava essa frase e respondia para ela: “e mãe! Ainda faltam muitos anos para eu morrer!”. Mas agora, no limiar da vida, com essa viagem, posso fechar os olhos tranquilamente que não darei conta de contar os presentes no meu velório. É muito gostoso sentir-se querido por pessoas que não são do círculo familiar.

Minha mãe soube fazer o convite para seu velório. Tinha muita, mas muita gente para fazer a última despedida. Mas também ela passou grande parte da sua vida ajudando outras pessoas. Apesar de ser semi-analfabeta, ajudou dezenas de velhinhos agricultores a se aposentarem junto ao INSS. Ela não cobrava nada pelo trabalho, dava hospedagem em sua casa e ainda exigia dos contadores e advogados que prestassem algum trabalho gratuito para seus protegidos.

Voltando ao pensamento, esclareço que em poucos minutos eu o rechacei e, na primeira oportunidade, sai da Highway e conheci diversas cidade uma emendada a outra: Naples, Fort Myers, Punta Gorda, Sarasota, St. Petersburg e Tampa, entre outras.

Hoje foi a estreia do nosso chuveiro de camping. Carrego ele desde a Califórnia, onde o comprei, e só hoje tivemos oportunidade de usá-lo. É que não conseguimos “vítimas”na cidade.

2 comentários:

  1. Pai, onde é esta cidade?
    O que é chuveiro de camping?
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Sinomar, meu amigo você já teve muita pressa na sua vida profissional, agora é hora de relaxar e curtir esta viagem maravilhosa.
    Pode ter certeza que você tem muitos admiradores que estão na sua garupa curtindo esta viagem dia a dia junto com vocês.
    Grande abraço, GEL

    ResponderExcluir