Banner

quinta-feira, 16 de junho de 2011

14/06/2011 - terça-feira - 53o dia








Dedico este Post ao Grupo Musical Estrela de Ouro (Bozo, Valmir e Chodozinho). Os cantores mais simpáticos com a gente e com o poväo. O Bozo é o único cantor que fala meu nome e o da Edivânia, durante os bailes. Esperamos que em 2012 eles incluam pelo menos três selecöes com a velocidade que gostamos: a mais rápida que existir no teclado.

Panachele é daquelas surpresas boas que a gente descobre por esse mundo afora. Acordamos mais tarde, para aproveitar o conforto do hotel e saímos para procurar informacöes sobre o turismo e buscar uma internet. Como a cidade é muito pequena nem nos preocupamos em pegar o nome do hotel. Saímos e entramos num beco que por sua vez ia abrindo outros becos. Cada ruela dessa nao tinha mais de 1.5 metros de largura. Quanto mais a gente andava mais para dentro do labirinto a gente ia. Juro que começou me bater um medo. além do que os becos sao cheos de fezes de cachorro e de gente. Quando saímos na avenida principal foi um alívio. Aí foi outro trabalho descobrir o hotel, tendo em vista que nao sabíamos o nome.
Após deixar o hotel partimos para uma viagem em torno do Lago Atitlan. Trata-se de um lago formado ao pé de trës vulcöes. Tinha duas opçoes de passeios que consistiam em caminhada, mas nao encaramos, mesmo porque o resfriado ainda estava me prejudicando fisicamente. Às margens do lago existem pelo menos umas seis cidades, pelo menos nas três que passamos, todas sao cidades antigas com casarios baixos e ruas estreitas.
Partimos rumo ao México. Subindo cada vez mais a serra. Quanto mais subíamos mais o frio aumentava. O frio apertava e nao encontrávamos local para dormir. Somente a noitinha que paramos numa vila e dormimos no quintal de uma residência, no meio das núvens. Fazia tanto frio que a dona da casa, com pena da gente, levou-nos um cobertor. Negamos explicando para ele que nossos sacos de dormir dariam, mas ela nao acreditou.
O índice de natalidade na Guatemala deve ser um dos maiores do mundo. Cada família tem pelo menos un três. Segundo uma senhora, com a qual conversamos, ela acha que a média deve estar em 5 crianças por família. Ela até fez uma brincadeira brasileira: "aqui ninguém assiste televisäo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário