Banner

domingo, 29 de maio de 2011

28/05/2011 - Sábado - 36o dia































Dedico este Post à minha irma Cida, empresária do ramo alimentício de Goiatuba. Restaurante Fogao a Lenha. Um abraco ao cunhado Divino e minha sobrinha Beatriz.


Se nao fosse por causa das péssimas condicoes de conservacao das estradas da Colombia, o dia teria sido maravilhoso. A estrada alem de emburacada, tem enormes quedas de barrancos: ora cai-se de cima para a pista, ora cai de baixo da pista. Nao consegui fazer média superior a 40 km/h. Os desbarracados vao acontecendo ao longo dos anos e vao ficando. Mas pedra caindo na pista tem muito. Estávamos num posto de gasolina descancando, quando de frente, na pista, um monte de terra desceu barranco abaixo até a pista.

Choveu mansamente durante toda a noite e dormimos maravilhosamente bem com um pequeno frio que ajudou no sono. O dia amanheceu com ela caindo. Como a barraca estava instalada em céu aberto, tivemos que esperar ela passar para podermos levantar acampamento. Assim fizemos o leite com chocolate dentro da barraca e comemos uns paes que sempre carregamos. A nossa barraca tem uma área e é nela que cozinhamos e guardamos as botas e outros materiais nao muito cheirosos. Eventualmente essa área serve de banheiro para o xixi da Edivania, quando nao há banheiro fácil para ela. Devido o vento e o frio, frequentes por essa regiäo, quase sempre fazemos a sopa noturna dentro dessa área. Nossa alimentacao funciona mais ou menos assim: de manha comemos o que provisionamos no dia anterior; lá para 10 horas procuramos um supermercado para comprar o almoco (quase sempre pao, presunto, queijo, maionese e ketchup) e suprir de alimentos para o lanche vespertino. Depois das 15 hs procuramos um acougue e compramos umas 200 gramas de carne e ovo se já estiver precisando (aqui vendem uma cartela com 6 ovos). A noite fritamos a carne, misturamos a sopa semi-preparada e jogamos dois ovos lá dentro. Assim está pronto nosso jantar.

Continuando com o dia de hoje, depois do desgejum, e considerando que a chuva nao parava e era sábado, aproveitei para a Edivania dar uma lixada nas minhas unhas. Terminado o servico de manicure, a chuva terminou também e levantamos acampamento.

Para cumprir a rotina de compras matinal já citados, entramos numa cidade de nome Pasto. Cidade grande. Nela queria comprar um mapa da Colombia que nao achei na primeira cidade na divisa com o Equador. Vale ressaltar que atualmente, depois dos GPS e do Google Maps, näo se encontra mais mapas em papel. No Peru tive trabalho para encontrar e na Colombia ainda nao consegui.

Foi em Pasto que descobri que ainda exitem muita gente boa nesse mundo. Perguntei para um homem que estava entrando em uma camionete, sobre onde encontrar uma papelaria para eu comprar o referido mapa. O cara tentou me explicar, mais depois resolveu, dizendo-me: "siga-me". Para encurtar a historia, andamos o centro da cidade todoinho parando em cada uma das 5 papelarias, até que encontramos um mapa em forma de quebra cabeca. Ele pagou o mapa para mim dizendo que era presente. Depois disso me levou ao centro histórico da cidade e depois me deixou na Rodovia para eu seguir rumo a Bogotá. A foto do casal está acima, junto comigo e os funcionários da papelaria olhando. O nome dele Montenegro e o da esposa Cládia Urbano. Ele parece o Carlos que joga peteca comigo no lago municipal.

Diáriamente, a partir das 17 hs comecamos olhar algum posto que ofereca boas condicoes para dormir. Hoje, já era 18 hs e nao tínhamos encontrado nenhum. Parei em um dentro da cidade para abastecer, mas nem ia perguntar sobre o poso devido o aperto das instalacoes. Mas mudei de ideia e perguntei. Resultado, ganhamos uma área excelente para dormir, conforme foto da barraca acima.









Um comentário:

  1. Mestre Sinomar,
    bacana os seus posts sobre a viagem, isso dá um livro, sem dúvida. Ótimos relatos sobre o povo, estradas, preços, aduana etc. Tenho divulgado seu blog para amigos do meu clube e fora dele. Fomos em Patrocinio-MG este fim de semana, 500Km. teve gente que achou longe, fiquei me lembrando desta sua viagem...rsrs

    ResponderExcluir