Banner

sexta-feira, 27 de maio de 2011

27/05/2011 - sexta-feira - 35o. dia


Dedico este Post ao meu irmao Idomar Godoi que mora em Rio Verde e tem diculgado meu blog para seus amigos.

Hoje entramos na Colombia. Apesar dos comentários de outros motociclistas que passaram por aqui nao serem nada elogiosos, a minha entrada foi muito tranquila. Nem seguro eles exigiram.

Vou fazer um retrospecto sobre os países pelos quais passei para nao esquecer.

A Bolívia é de uma pobresa enorme. Tem um povo preguicoso e avessos ao capitalismo. Os temrmos cooperativa e sindicado é comum para designar transporte, agricultura e servicos.
O Perú, conforme já comentei, é dividido em dois: em cima dos Andes é igual a Bolivia, ou seja, povo preguicoso. Digo preguicoso, porque nas vilas pelas quais passaqmos ou mesmo nas grandes cidades é comum ver dezenas de homens reunidos sem fazer nada. Outras vezes voce ve um homem cuidado de um ou dois animais. As mulheres nesses locais, parecem, ser as que mais trabalham. Nao vimos nenhum homem carregando uma crianca, somente a mulher. Porém no nível do mar a economia é mais desenvolvida.
O Equador é o País do trabalho. Nao se vë grupos de desocupados como nas regioes anteriores. O país foi privilegiado pela natureza com terras produtivas. O Pacífico que é rigoroso com sua costa, enviando um vento frio e forte que espantam as nuvens e cria-se o deserto, com o equador, porém, ele foi benevolente. Até a Bolívia e o Brasil que nao encosta em nenhuma gota de ágaua do pacífico sofre com os rigores do mesmo. No Brasil com o Elniño. Na Bolívia com serras deserticas. Em todo o percurso em que passei no Equador foi vendo terras agricultáveis.
Vë-se, claramente que aqui o consumo é muito valorizado. Mesmo em cidades de médio porte, existem grandes revendas de carros importados. A frota de carro circulando é nova e cara. Grandes Shopings, existem em quase todas. Nas pequenas cidades do Sul do equador v[e-se pobreza, mas ela vai diminuindo na medida que se vai para o norte. Posso dizer que nao existe favela no Equador. Fiquei apaixonado pelo País, mesmo porque a gasolina custa menos de R$ 1.00.
Agora vou entrar na Colombia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário