Banner

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

09/01/2012 - segunda-feira - 262o. dia - Oiapoque - Calçaene - Amapá




Nos primeiros 15 km de estrada de terra eu já tinha levado duas quedas. A primeira foi numa ponte de madeira. Quando eu ia seguindo a guia das rodas fui olhar para o rio e a roda dianteira saiu da Guia que era muito alta e nos levou ao chão. Com a queda, para o lado esquerdo, minha perna ficou presa entre as ferragens e a madeira e doeu muito. Na hora pensei que tinha torcido ou quebrado o pé. Mas o pé a bota salvou. A noite, constatei que no osso da minha canela tinha um “galo”. Como em todo nervoso, meu intestino me obrigou a procurar um galho para sentar. Enquanto isso a Edvânia preparava um café para reestabelecimento das minhas energias.

Nem bem tinha esquecido as dores, veio a segunda queda. Dessa vez, foi um erro de avaliação do terreno. Ao ver uma pequena poça d'água, imaginei: “ela é pequena. Dá para passar mais rápido”. Passar até que passei. Porém ao injetar gasolina para tracionar a roda traseira saiu violentamente para o lado e não deu tempo de obter ajudas das pernas. Geralmente quando a roda perde aderência eu coloco o pé no chão e ela se ajeita. Mas dessa vez eu nem estava preparado para o perigo e a guinada foi muito rápida.

Nessa segunda queda a moto caiu para o lado direito, justamente para o lado em declive. Com isso ela quase que ficou de cabeça para baixo. Então o sofrimento foi para levantá-la foi muito grande. Para piorar pintou o desespero, tendo em vista que vazava gasolina do tanque principal e de um galão reserva. Portanto não poderíamos aguardar uma pessoa para ajudar.

Fizemos muita força. Só conseguimos quando eu passei para as bagagens e a Edivânia para o guidão e tanque. Com a bagagem fazendo alavancagem foi mais fácil, mas nessa altura do campeonato já estávamos mortos de cansados.

A Edivânia tem usado algumas expressões para me elogiar na pilotagem por pistas difíceis ou grandes cidades, ou mesmo no trânsito caótico do Peru e México: “eu tiro o chapéu para você”; ou “eu piro como você consegue pilotar nesse lugar!”. Porem após as duas quedas esses elogios acabaram. Ela não podia ver uma ponte ou um barro que queria descer. Muitas vezes quando eu demorava a frear, ela descia o tapa nas minhas costas pedindo para eu ir mais devagar.

Por isso que digo: “as virtudes, tal como a honestidade, são frágeis. Temos que zelar por elas cotidianamente”.

Mas depois que descobri que o piso da estrada vira sabão, quando molhada. Não tivemos mais problema.

Quando chegamos à Calçaene, a primeira cidade após Oiapoque, eu estava morto de cansado. Parei no posto da cidade, apesar de ser 16 horas, disse para a Edivânia: “não dirijo mais nem um quilômetro. Vamos dormir nesta cidade”.

Como o posto de gasolina não tem movimento ficamos por ali sentados conversando com o frentista. Ao ir ao banheiro descobri que o posto tinha um barracão com sala, banheiro e cozinha. Logo dei a facada e a resposta foi positiva. Arrumamos nossas coisas na sala.

Não dormi direito. Primeiro porque comemos um X-bacom e o bicho não derretia no meu estômago. Depois devido ao calor e porque senti um pouco de febre, acho que por conta do cansaço.


8 comentários:

  1. Cuidado com o andor que o santo é de barro!!!
    Fico imaginando o susto do primeiro tombo na ponte....Depois dessa epopéia com dois tombos eu lhes pergunto: acreditam ou não em anjos da guarda? Eu acredito...voces conseguiram seguir viagem...
    Boa viagem amigos!! Estamosotorcendo pra que terminem a aventura em ritmos de muita festa e alegria de retornar ao lar, à família e aos amigos de Morrinhos. Boa estrada!!!
    Cuidado e canja de galinha não fazem mal à ninguém..rsrsrsr
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Abraço amigo Sinomar, mais um susto né?? Faz parte, mas... tomara que de agora em diante seja só alegrias até Morrinhos City. Boa sorte aí.

    Abrax
    Format
    Goiânia-GO

    ResponderExcluir
  3. O Jô Soares com toda a sua irreverência sempre diz que moto tem duas rodas, portanto foi feita pra cair, mais é só sacudir a poeira, ...ou o barro né? rsrsrs, que estamos prontos pra pegar estrada! Meu amigo, venha em companhia de Deus que estamos todos aqui te esparando em ritmo de festa!!! Abraços do Solitário (Luciano e Ana Paula)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns sinomar, temos que ver que todo obstáculo na vida é só mais uma experiência e vc está se saindo bem, por não ter se machucado.Que Deus esteja com vcse façam um feliz retorno.
    Ivan- Esquadrão de Cristo

    ResponderExcluir
  5. Grande Sinomar é Edivania, vcs rodaram muito e só levo esse tombo isso faz parte pra quem anda de duas rodas, um grande abraço e estamos na espera fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. É isso ai Sinomar, fantástica a sua viagem irmão, as quedas de vez em quando acontece, mas é levantar e seguir em frente,parabens pelo feito,um forte abraço e congratulações motociclísticas.
    Agnóstico-Desnorteados MC Goiânia GO
    marcioalvesxp@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Sinomar, fantástica a sua viagem irmão, as quedas de vez em quando acontece, mas é levantar e seguir em frente,parabens pelo feito,um forte abraço e congratulações motociclísticas.
    Agnóstico-Desnorteados MC Goiânia GO
    marcioalvesxp@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Valeu Sinomar......é mais um pouquinho e estará em Morrinhos...grande viagem....forte abraço irmão.

    ResponderExcluir