Banner

sábado, 12 de novembro de 2011

05/11/2011 - Sábado - 197o. dia - Parado em Portobelo - Panamá

Hoje fui Colon “manejando”, como se diz dirigindo em espanhol, para meus anfitriões. Eles foram fazer compras e eu aproveitei para comprar algo.

Na parte da tarde fomos caminhando até Porto Belo para comprar um pão gostoso que descobrimos. Chegando lá havia uma festa com som ao vivo na praça e dispensamos um bom tempo para apreciar. Essa festa vem desde o dia 03/11 quando comemora o dia da Pátria. Nesse dia, tinha festa na mesma praça. Pegamos a parte do concurso de dança entre as crianças. Foi muito legal.

A pequena população de Portubelo é constituída por negros e, por isso, esbanjam energia com festas. Quando chegamos aqui no dia 23/11 não dava para andar nas ruas devido a quantidade de barracas, gente e carro no meio da cidade, devido ao padroeiro da cidade. Aqui eles tem uma igreja católica que ostenta um Jesus Cristo Negro. Nos carros e nos ônibus tem adesivos com a Congregaçao Cristo Negro. Achei bem interessante, porque no Brasil eu cresci vendo imagens de um Jesus de olhos azuis e cabelo lisos.

Alguns estudiosos dizem que era impossível, pela região e pela época, Jesus Cristo ter a aparência que apresenta nas imagens do ocidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário