Banner

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

22/02/09 - Domingo - Nueva Tolten - Temuco - Los Angeles e Chillán - 466 km

O município de Valdívia foi o último da Patagonia, na minha subida. A Patagonia merece um comentário especial, ou melhor, sou incapaz de descrevë-la. Mesmo os navegadores registraram contradicöes. Fernäo de Magalhaes registrou: "Creio que näo há no mundo estreito mais bonito do que este" e Darwin, quando o visitou, anotou no seu diário: "Näo vi outro lugar que pareça mais árido no mundo do que esse canal entre as rochas em meio à imensa planície" . Podemos dizer que trata-se de uma regiäo cheia de exageros e contrastes. Quando descemos pelo Atläntico, na Argentina, encontramos excesso de vento, excesso de isolamento, de retas, de imensas planícies deserticas. Säo mais de dois mil quilömetros numa estrada cercada de um capim queimado de +- 30 cm de altura e nenhuma árvore. Parece que a terra foi substituída por resíduos vulcänicos e qualquer planta que tende a crescer o vento detona.
Quando subimos, pelo Oceano Pacífico, a sequidäo continua, porém, aparece os contrastes: rios (e muitos) que nascem do gelo da montanha, serpentenham, ora mansamente, nas planícies, ora nervosamente, através das fendas abertas entre as pedras das grandes montanhas. Säo rios maravilhosamente verdes, de diversas larguras. O pior é que näo se vë nenhuma lavoura irrigada, utilizando suas águas. A terra parece estéril e näo gosta de água. Certo dia, trafegando pela Ruta 40, num rípio muito alto e muita poeira, pintou uma chuvinha na minha frente. Fiquei feliz: "oba!! vai diminuir a poeira", pensei, dentro do capacete. A chuva ralinha chegou, porém ela näo infiltrou na terra e, em vez de melhorar, piorou. A água fez das pedras um sabäo e tampou os buracos.
Quando saimos da ruta 40, por Perito Moreno (Arg), e passa para o Chile, a vegetaçäo começa a crescer. Mas, somente após Colhaque e Puerto Aisén, é que ela fica exuberante. Aí já estamos dentro da cordilheira dos Andes. Quase sempre no meio, mas ora vocë passa para um lado ora para o outro. Ora vocë serpenteia subindo, ora descento, quase sempre em primeira e segunda marcha, devido ao rípio e as curvas acentuadas que, de täo fechada, näo transitam carretas. Pilotar entres essas serras é algo inexplicável.

Quanto mais se aproxima da Antartida, mas as povoaçöes, se diferenciam. Parecem que tëm vida própria; vivem alheias ao resto do mundo. Agumas tem horários diferenciados das demais. Em Cocharane, no Chile, por exemplo, as padarias abrem as nove e os supermercados ás dez da manha. Em outras, o comércio funciona das 10 as 14 e das 17 as 22 horas Uma coisa é marcante: eles vivem em funcäo do turismo e nos tratam bem. Se o turista acorda e dorme tarde, para que trabalhar?
A viagem ao Ushuaia é meio mística no meio motociclista, mas, se o companheiro quiser aproveitar bem uma viagem de 30 dias, sugiro a regiäo dos Lagos do Chile e da Argentena, conforme já escrevi aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário